Francisco Benedito Sampaio Barreto, idoso de 57 anos, foi resgatado de um bueiro na manhã desta terça-feira (18), no bairro Japiim, zona Sul de Manaus.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Francisco é conhecido como “Gil”. Ele entrou no bueiro por volta das 22h30 da noite anterior, após um desentendimento com um vizinho.
O irmão de Francisco relatou que ele sofre de transtornos mentais, o que o fez temer sair do local e recusar ajuda inicialmente. O resgate, que durou 12 horas, envolveu o uso de cordas na tentativa de içá-lo.
Posteriormente, um bombeiro precisou descer no bueiro para puxar Francisco, que foi retirado coberto de lama. A estrutura tem aproximadamente 15 metros de extensão.
Duas unidades do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para o local, onde uma busca minuciosa resultou na localização e resgate do idoso em uma das saídas do bueiro em Manaus. Os bombeiros revezaram-se para convencê-lo a sair voluntariamente.
Francisco recebeu os primeiros socorros no local e foi posteriormente transportado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para um centro de apoio psicológico.
“Empregamos mais de 20 bombeiros e revezando as equipes. O mais importante era manter a calma da vítima. Ela adentrou esse canal a quase uma distância de 15 metros. Foi mais trabalho de convencimento. Chamamos o pessoal da comunidade”, afirmou o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes.