Incorporar alimentos variados e nutritivos na dieta diária é essencial para uma alimentação saudável e equilibrada. Dessa forma, quando sabemos quais alimentos não podem faltar em nosso cardápio diário, nos ajuda a evitar comidas ultraprocessadas, por exemplo.
De acordo com o Viver Bem, do UOL, existem quatro alimentos indispensáveis para manter um equilíbrio na balança, como por exemplo: laticínios com baixo teor de gordura; carnes magras; ovos; verduras e legumes.
Laticínios com baixo teor de gordura
Esses alimentos são ricos em cálcio, proteínas, vitamina D e potássio. Alguns exemplos são: leite, iogurte e queijos. Eles são ótimos para a saúde óssea, cardíaca e muscular. O melhor horário para comê-los é pela manhã ou em lanches intermediários.
Carnes magras
Ricos em proteínas. São aqueles que vão dar força e sustento para o crescimento do corpo humano. Oferecem também zinco, vitamina B12 e outros nutrientes excelentes para ter uma alimentação equilibrada e saudável. Alguns exemplos: Patinho, filé-mignon, maminha, frango, tilápia, pescada e lombo suíno.
O melhor horário são nas refeições principais como almoço e jantar.
Ovos
Os ovos apresentam uma série de vitaminas como A, D, E, B12 e minerais como ferro, zinco e selênio. Uma vez foi considerado vilão nas dietas. Mas, hoje reconhecido como um alimento que ajuda na imunidade. É uma alternativa de acompanhamento para o almoço e jantar ou até mesmo nas pequenas refeições.
Verduras e legumes
Por fim, não tem como falar de uma boa dieta se não tiver verduras e legumes. Eles são a base de uma alimentação saudável. São ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, fundamentais para o bom funcionamento do corpo.
Além disso, influenciam em melhorias como no sistema imunológico, intestino e reduzem o risco de várias doenças. Pode ser consumido em qualquer horário do dia. Inclusive, no café da manhã.