O Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) lançou, na terça-feira (18), o Programa de Preparação para a Aposentadoria, visando auxiliar servidores na transição laboral.
O evento ocorreu no Plenário do TCERR e contou com a presença de membros, servidores e estagiários.
A chefe da Divisão de Avaliação e Qualidade de Vida (Diavi), Cláudia Brasil, explicou que o programa está organizado em três pilares:
- Aspectos formais da aposentadoria: informações sobre o momento de aposentadoria.
- Planejamento financeiro: aborda questões relativas aos valores a serem recebidos após a aposentadoria e como se adaptar e planejar financeiramente;
- Temática psicossocial: foca em empreendedorismo, novos projetos e atividades profissionais.
Planejamento da aposentadoria
O presidente em exercício do TCERR, o conselheiro Brito Bezerra, destacou a importância de uma transição segura e planejada. Ele afirma que há 60% de chance de sucesso com um bom planejamento.
Ele ressaltou a necessidade de preparação para uma aposentadoria tranquila e a realização de sonhos.
A palestra inaugural foi ministrada pela doutora em políticas públicas e professora da UFRR, Geórgia Ferko.
Ela apresentou uma visão abrangente, abordando aspectos pessoais, profissionais e estratégicos.
Geórgia enfatizou a importância de um plano de transição detalhado e a identificação de oportunidades pós-aposentadoria baseadas nos talentos e experiências dos servidores.
Cláudia Brasil afirmou que o programa será realizado anualmente. A iniciativa visa fornecer informações e suporte adequados para que os servidores tomem decisões conscientes e fundamentadas sobre a aposentadoria.
As ações incluem palestras, workshops e recursos online oferecidos por profissionais especializados.
Com informações do TCERR.