Na manhã desta terça-feira (18) em Frutal, no Triângulo Mineiro aconteceu um um abalo sísmico de magnitude 4. As câmeras de monitoramento instaladas nas ruas e em casas do município registraram os tremores.

De acordo com Sbt News, os abalos sísmicos de magnitude 4 e 3,2 são os maiores tremores registrados até hoje. Os dois abalos de terra aconteceram em um intervalo de 11 minutos, segundo o centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Para se ter uma ideia, a cidade de Frutal, que está localizada no sul mineiro, sentiu o tremor de magnitude 4. De acordo com o g1, foi confirmado que foram registrados 28 tremores nessas regiões desde o começo do ano. Porém, esse tremores que aconteceram ontem (18) são os de maior magnitude.

Por que acontecem esses abalos?

De acordo com o geógrafo João Paulo Santos Maia, esses abalos acontecem por causa de uma colisão entre placas. Que significa que há uma pressão entre as placas tectônicas sul-americana e a de Nazca com a cadeia Meso Atlântica, causando os eventos sísmicos desse porte.

“Mas, para o Brasil, o valor de 4.1[…] relativamente raro, já que tremores assim não são comuns no país”, afirmou em entrevista ao g1.

Confira: