A primeira Olimpíada Roraimense de Geografia (ORGEO) está com inscrições abertas para estudantes matriculados em escolas públicas no 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
As inscrições, gratuitas, começaram em 1º de junho e vão até 1º de julho, sendo realizadas exclusivamente pelo Sistema Olimpo do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A competição é idealizada pela UFRR.
Além de alunos do ensino regular, a ORGEO aceita estudantes do ensino profissionalizante, supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A competição ocorre por equipes de até três alunos da mesma escola, orientados por um professor de Geografia. Cada professor pode orientar até dez equipes de uma ou várias escolas.
A ORGEO será dividida em três fases: duas online e uma presencial. As fases online, eliminatórias, terão questões objetivas de múltipla escolha e tarefas subjetivas.
A primeira fase online será de 5 a 30 de agosto e a segunda de 9 a 30 de setembro. A fase final presencial acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, com a cerimônia de premiação em 4 de novembro.
“A Olimpíada Brasileira de Geografia já existe, mas no âmbito estadual não tínhamos nenhuma proposta do tipo. Nosso objetivo é principalmente a promoção do conhecimento geográfico, a valorização da disciplina geografia enquanto ciência com destaque para os conhecimentos sobre o nosso estado, além de difundir o saber acadêmico”.
– Elisângela Gonçalves Lacerda, presidente da comissão organizadora da ORGEO 2024 e professora da UFRR.
Leia Mais: Aluno de Rorainópolis tem melhor redação e representará Roraima em etapa nacional de concurso
Premiação da olimpíada
Todos os participantes receberão certificados de participação. As equipes vencedoras ganharão medalhas e certificados de menção honrosa.
Os alunos que conquistarem o 1° lugar receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) de R$ 300 mensais por 12 meses, desenvolvendo atividades de pesquisa orientadas por um professor da UFRR.
O professor orientador será premiado com o custeio integral para participar de um evento científico nacional em Geografia.
Para incentivar a participação feminina nas ciências, a Comissão Organizadora premiará a aluna que mais se destacar na etapa final com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) de R$ 300 mensais.
*Com informações da Universidade Federal de Roraima.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.