Ícone do site Portal Norte

Coletivo do IFRR enviará filtros de água criados em impressora 3D para o RS

Adaptadores para filtragem de água.

O equipamento é feito em impressora 3D. - Foto: Divulgação/IFRR

O coletivo designers, formado por pesquisadores, estudantes e profissionais, estão desenvolvendo adaptadores de filtragem de água para ajuda a população do Rio Grande do Sul.

Atualmente, os gaúchos sofrem com os prejuízos deixados pelas fortes chuvas que assolaram o estado na maior tragédia natural já vista na região.

Vendo o desenvolvimento do projeto, o professor Vagner Martins, do CBVZO, decidiu contribuir. Assim, em parceria com o estudante Carlos Henrique Belém Lopes, Martins estudou o projeto H2Obah.

O nome combina “H2O” com “Bah”, termo típico gaúcho. Eles se concentraram em viabilizar a produção do material em Roraima.

O H2Obah é um adaptador criado com impressora 3D. Ele é projetado para ser usado com filtros de cerâmica ou carvão ativo e pode ser acoplado a garrafas PET, baldes ou sacolas. Isso facilita o acesso à água potável de maneira rápida e prática.

“Como já tínhamos um laboratório de impressão 3D, o nosso IFMaker, tivemos apenas que adquirir o filamento (matéria-prima em plástico) e os elementos cerâmicos filtrantes para a fabricação dos kits. Imprimimos 32 adaptadores em ABS [um polímero], que serão enviados, com o elemento filtrante e um manual de utilização, para o Rio Grande do Sul”

– Professor Vagner Martins.

O docente destacou que o kit tem comprovada eficácia de filtragem pelas velas, conforme testes do Inmetro e revelou que o sistema pode oferecer água potável a milhares de pessoas a um custo muito baixo.

A compra do matéria necessário para desenvolver os filtros de água

A aquisição dos elementos cerâmicos foi feita com recursos próprios, com apoio do diretor-geral do campus, professor Isaac Sutil.

“Entendemos que devemos, sempre que pudermos, atuar no âmbito institucional, mas jamais deixar de contribuir também para os cidadãos. Então, juntamos o que pudemos para adquirir a parte que faltava e levar essa importante ação à frente”, declarou Sutil.

Com a fabricação concluída, o grupo agora foca no envio do material ao Rio Grande do Sul

Eles estão em contato com instituições do estado para garantir que o material chegue às pessoas que mais precisam.

Para mais detalhes sobre o projeto, você pode acessar o site do H2Obah.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile