As festas juninas celebram três santos da Igreja Católica: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Cada um desses santos é homenageado com festividades que incluem danças, comidas típicas e fogueiras, refletindo tradições populares e religiosas que marcam o mês de junho no Brasil e em várias partes do mundo.
Quem foi Santo Antônio?
Santo Antônio, também conhecido como Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, foi um frade franciscano nascido em Portugal no século XII. Reconhecido por sua eloquência e conhecimento teológico, tornou-se um pregador renomado.
É reverenciado como o santo casamenteiro devido à sua fama em ajudar as pessoas a encontrar seus parceiros ideais através de suas orações.
Além disso, é considerado o padroeiro dos pobres e dos oprimidos, devido à sua dedicação em ajudar os necessitados durante sua vida. Santo Antônio é comemorado em 13 de junho.
Quem foi São João?
São João, também conhecido como João Batista, foi um profeta judeu do século I d.C., venerado como um precursor de Jesus Cristo. Ele pregava a chegada do Messias e batizava as pessoas no rio Jordão como um símbolo de purificação espiritual.
São João é celebrado pela Igreja Católica em 24 de junho, data que marca seu nascimento, com festas conhecidas como Festas Juninas, populares no Brasil e em várias partes do mundo.
Quem foi São Pedro?
São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e uma das figuras mais proeminentes no Novo Testamento da Bíblia. Originalmente chamado Simão, ele foi escolhido por Jesus para ser um dos pilares da Igreja.
Ele é considerado o primeiro papa pela Igreja Católica Romana, sendo o guardião das chaves do Reino dos Céus, conforme a tradição cristã.
Ele é celebrado pela Igreja Católica em 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.