John Nicholas, de 28 anos, permaneceu consciente durante um transplante de rim e descreveu a experiência como altamente positiva.
O procedimento ocorreu no final de maio no Hospital Northwestern Medicine, em Chicago, Illinois, conforme informações de fontes internacionais.
Em nota, o hospital divulgou que o paciente não sentiu nenhuma dor ou desconforto durante a operação e teve alta após 24 horas. Normalmente, pacientes submetidos a transplantes de rim na unidade hospitalar ficam internados por três dias.
A equipe médica optou por utilizar anestesia regional em vez de anestesia geral, semelhante à usada em cesarianas.
O procedimento durou aproximadamente duas horas e foi descrito pelos médicos “mais simples do que muitas cesarianas”.
Segundo os médicos, essa abordagem pode beneficiar pacientes com aversão ou riscos associados à anestesia geral, mas também pode reduzir o tempo de internação, permitindo uma recuperação mais confortável em casa.
Transplantes no Brasil
Conforme o Ministério da Saúde, em 2023, o resultado foi o melhor dos últimos dez anos: entre janeiro e setembro, 6.766 transplantes foram realizados em todo o país, enquanto no ano anterior foram registradas 6.055 no mesmo período.
Dados registrados pela pasta mostram que, além da quantidade de transplantes, o número de doadores também aumentou.
De janeiro a setembro do ano passado, 3.060 doações se efetivaram, totalizando 17% a mais em comparação com 2022, que totalizou 2.604. Vale lembrar que as informações referentes a 2023 são preliminares e estão sujeitas a alterações.
Com 4.514 cirurgias realizadas, o rim é o órgão mais transplantado, com 66,72% dos procedimentos.
Em segundo e terceiro lugar, aparece o fígado (1.777) e o coração (323), respectivamente. No momento, 41.559 pessoas aguardam em lista por um transplante de órgãos. Deste total, 24.393 são homens e 17.165 são mulheres.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.