Segundo o Ministério da Saúde, dentre as inúmeras espécies de aranhas no Brasil, existem três que devemos tomar cuidado. Com tamanhos e formas diferentes esses aracnídeos estão espalhados por vários lugares. Além disso, são causadores de acidentes graves a humanos.
De acordo com o g1, os três tipos de aranhas mais perigosas são: armadeira (Phoneutria), marrom (Loxosceles) e viúva-negra (Latrodectus).
Armadeira
A aranha-armadeira, também conhecida como Phoneutria, é temida por seu veneno potente e agressividade defensiva. Ela se “arma” literalmente quando se sente ameaçada. Contudo, encontrada na América do Sul, destaca-se por sua coloração variável e pernas robustas. Além disso, normalmente está em locais como troncos, palmeiras e entrefolhas de bananeira. Considerada também como a aranha mais perigosa do mundo.
Marrom
Tem aproximadamente 1 cm de corpo e pode medir até 3 cm de comprimento total. É uma aranha noturna que constrói teias irregulares e se esconde em locais com pouca luz e movimento, como debaixo de telhas, entre tijolos e dentro de móveis. Além disso, não é geralmente agressiva e costuma picar quando pressionada contra o corpo, muitas vezes encontrada em roupas, toalhas e sapatos.
Viúva-negra
Por fim, não demonstra agressividade; as fêmeas podem atingir até 2 cm de comprimento, enquanto os machos são menores, medindo entre 2-3 mm. Quando ameaçada, frequentemente se deixa cair e simula estar morta como uma estratégia de defesa. Além disso, é uma espécie noturna que frequentemente vive em grupos, tecendo teias irregulares em arbustos, gramíneas e cascas de coco.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas