Na terça-feira (9), a Comissão de Educação e Cultura do Senado (CE) aprovou um projeto de lei. O documento reconheceu o Festival Folclórico de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso como manifestações da cultura nacional.
Vale ressaltar que a aprovação aconteceu de forma unânime, foram 15 votos a favor e nenhum contra. O texto recebeu parecer favorável do senador Plínio Valério (PSDB-AM), como afirmado na Agência Senado. Para Plinio, o Sistema Nacional de Cultura detalhou, entre os deveres do Estado, a garantia de plena liberdade de expressão artística.
Além disso, alguns usuários da plataforma X, antigo Twitter, afirmaram que essa ação do CE veio graças ao “efeito Isabelle Nogueira“. Isso porque a Cunhã-Poranga foi uma dos principais nomes do evento deste ano, após ficar em terceiro lugar no Big Brother Brasil.
“Mas invejosos dirão que é coincidência, o Festival ser reconhecido justamente no ano que Isabelle deu repercussão nacional ao FESTIVAL!”, escreveu um fã clube. Contudo, outro falou sobre a representatividade. “Com certeza Isabelle elevou muito o festival de parintins pro mundo todo e muita gente só soube através da representatividade dela a maior sem duvidas”, escreveu outro.
Por fim, alguns discordaram sobre a afirmação e deram crédito ao Festival de Parintins em si. “Não. É efeito Festival de Parintins”, disse um. “CLARO QUE NÃO”, disse outro.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.