A prefeita de Guajará-Mirim, Raissa Paes Bento (MDB), foi afastada do cargo por decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), nesta terça-feira (16). Além dela, outros dois servidores da Câmara de Vereadores do município também foram afastados, pelo prazo inicial de 120 dias.
Segundo nota do MP-RO, foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão, nos municípios de Guajará-Mirim e Porto Velho, em residências e sedes de empresas, além de três de suspensão de funções públicas. A ação faz parte da Operação Suseranos, realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil de Rondônia, nesta manhã.
As investigações apuram suposta prática de crimes de constituição ou integração de organização criminosa, fraude a licitações e contratos, falsidade ideológica, corrupção, violação do sigilo funcional e lavagem de dinheiro, em tese praticados no âmbito do Poder Executivo do Município de Guajará-Mirim/RO, tendo sido constatado o suposto envolvimento de servidores públicos e empresários locais, inclusive a chefe do Poder Executivo local.
Ainda de acordo com a nota, os principais objetos da investigação baseiam-se na informação de usurpação da função pública da prefeita por parte do esposo dela, além de fraudes na contratação de fornecimento de combustível para a prefeitura e da reforma do Mercado Municipal de Guajará-Mirim. Os valores dos serviços somam mais de seis milhões de reais.
Com informações Ministério Público de Rondônia
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.