Na noite desta quinta-feira (18), um forte terremoto atingiu a região de Antofagasta, no Chile, e moradores da cidade de São Paulo ficaram assustados ao sentir o tremor.
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima a San Pedro de Atacama, no Norte do Chile.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve profundidade moderada de 123 km (76 mi) e foi amplamente sentido na região. A agência não emitiu alerta de tsunami, a princípio.
Nas redes sociais, internautas relataram que prédios foram evacuados na capital paulista por conta de reflexos do terremoto.
O que o serviço geológico explica sobre o terremoto
A alta magnitude do abalo e a composição sedimentar das bacias do Paraná e de São Paulo são os principais pontos que explicam por que o fenômeno foi sentido no Brasil.
O epicentro do terremoto foi localizado 265 km ao leste da cidade costeira de Antofagasta, a 3,3 mil quilômetros de distância da cidade de São Paulo.
Por que terremoto no Chile foi sentido em São Paulo?
De acordo com o professor Bruno Colaço, pesquisador do Centro de Sismologia da USP, o abalo teria sido causado por uma tensão tectônica dentro da Placa Sul-Americana, em uma profundidade de 100 quilômetros da superfície.
Por conta da alta magnitude, ele explica que a sensação de tremor, sentida na capital paulista e em cidades dos estados de Santa Catarina e Paraná, teria sido ocasionada pela passagem das ondas do evento chileno por bacias sedimentares.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.