Durante agenda em Rio Branco, o presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, foi condecorado com as maiores honrarias do Acre.
No Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), recebeu a Outorga da Ordem do Mérito Judiciário. O governo do estado também o homenageou com a Outorga da Ordem da Estrela do Acre no Grau de Grã-Cruz.
O governador Gladson Cameli destacou a capacidade intelectual e a sensibilidade do ministro em garantir a democracia no estado.
“Suas posições firmes em defesa da democracia servem como referência para novos profissionais do direito. Essa medalha representa a luta do nosso povo”, disse.
Barroso recebeu a maior honraria do Estado das mãos do governador Gladson Cameli. O decreto com a homenagem foi publicado na manhã desta quarta-feira (24). O governador ressaltou a história de vida inspiradora do ministro.
Honrarias do judiciário
A medalha da Ordem do Mérito Judiciário é constituída por uma cruz esmaltada com o mapa do Acre e a balança da justiça. Criada pela Resolução n° 283, a honraria homenageia serviços dignos do reconhecimento da Justiça Acreana.
“Os acreanos aplaudem o nosso ministro pela sua contribuição ao Judiciário e ao sistema democrático”, destacou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari.
A desembargadora anunciou a criação da Vara do Juízo de Garantias.
O governador e o ministro visitaram uma exposição na sede do TJ que conta a história do Acre. Barroso recebeu dois livros sobre o estado e sua criação das mãos da presidente da instituição.
Palestra
Na manhã desta quarta-feira, o Colégio Estadual Armando Nogueira recebeu o ministro Luís Roberto Barroso para a palestra “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”. Ele abordou cidadania, educação, justiça e democracia.
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, apresentou projetos como a entrega de tablets para democratizar o acesso à internet. Barroso destacou a importância da educação básica para o país.
A palestra do presidente do STF foi dividida em três partes: sua trajetória, caminhos para uma vida boa, e mudanças climáticas e tecnológicas. Ele ressaltou a importância de conhecer os tribunais de Justiça de cada estado.
Barroso enfatizou seu empenho em melhorar a eficiência do Poder Judiciário e a importância de ouvir as pessoas.
“Dizem que a melhor forma de convencer as pessoas é ouvindo-as”, pontuou.
As alunas Cleidiane Castelo e Débora Catarina Lima se sentiram reflexivas com a palestra. “Achei que ele trouxe frases que me motivaram mais ainda”, disse Cleidiane.
Débora destacou a linguagem acessível usada pelo ministro.
O ministro e o governador receberam o livro “As Aventuras do Kiwi” das mãos de Laura de Oliveira Mota, de 7 anos. Laura, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), escreveu a obra para se comunicar.