O Ministério das Relações Exteriores do Brasil revelou que está dando “atenção especial” para atendimento consular aos brasileiros que moram na Venezuela.

No total são 11.500 brasileiros no território venezuelano. Esse número é uma estimativa de nacionais que residem no país, de acordo com os dados atualizados em 2023 do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

Na noite da última segunda-feira (29), o Itamaraty emitiu uma nota com recomendações para que brasileiros e brasileiras, em trânsito ou com viagem marcada na Venezuela, acompanhe a Embaixada do Brasil em Caracas.

“Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.”

Divulgou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

Mortes, prisões e feridos em atos na Venezuela

Com a divulgação do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) dos resultados das eleições na Venezuela, que revelou a vitória de Maduro com 51,2% dos votos, diversos grupos insatisfeitos reagiram.

Nesse cenário, desde a última segunda-feira (29), o país tem presenciado atos de revolta contra Nicolás Maduro. O Ministério Público do país registrou a morte de um membro da Guarda Armada Bolivariana, além de 48 membros feridos e 749 prisões.

Somado a isso, a ONG Foro Penal calculou seis mortes de manifestantes.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.