O Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal precisarão disponibilizar em seus sites oficiais os valores pagos para propagandas desde o início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O Tribunal de Contas da União (TCU) deu um prazo de até 60 dias para os bancos.

A representação interposta pelo Senador Fabiano Contarato diz que veículos de imprensa demonstraram dificuldades em acessar a maneira em que bancos estavam usando as verbas institucionais de publicidade e quais sites recebiam esse dinheiro.

De acordo com o documento, o Banco do Brasil e a Caixa apenas relatavam gastos com publicidade de forma genérica, sem indicar do valor pago a cada empresa e sem os registros dos domínios mantidos pelas sociedades contratadas.

Disseminação de notícias falsas

O senador apontou que a divulgação dos sítios onde são divulgadas as marcas das empresas é fundamental em meio ao contexto de disseminação de notícias falsas na internet.

Além disso, foi citado, no âmbito do Congresso Nacional, um relatório preliminar da CPMI das Fake News que apontou a destinação de verbas públicas para sites com conteúdos inapropriados, inclusive divulgação de pornografia.

Portanto, o Tribunal de Contas solicitou que os bancos adotem medidas de transparência para que essas informações sejam divulgadas.

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