A romaria do Senhor do Bonfim começa nesta terça-feira (06) e segue até o dia 17 de agosto. Fiéis não só do Tocantins, mas de outros estados do Brasil, costumam fazer o percurso de Natividade até o povoado Bonfim.
De acordo com o Governo do Estado, que apoia a tradição religiosa por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), saindo da região central de Natividade, os romeiros percorrem 24km até o povoado Bonfim, no sudeste do Tocantins.
As festividades começam com a novena de Nosso Senhor do Bonfim. Desde 2002, a Setas promove uma ação de acolhimento aos romeiros.
“A Setas disponibiliza esse espaço, entre Natividade e o Santuário, para acolher aos devotos, famílias e grupos de romeiros que professam a sua fé por meio da romaria. É um local para descansar, recuperar as energias e prosseguir em direção ao santuário”, afirmou o secretário Jonis Calaça.
Família faz romaria para o Senhor do Bonfim há mais de 20 anos
Um grupo de amigos com cerca de 50 pessoas saiu de Palmas rumo a Natividade para fazer a romaria de Nosso Senhor do Bonfim.
A organizadora do grupo Cenáculo da 404 sul, conta que todos os anos eles alugam um ônibus para irem juntos para as festividades. Saindo de Natividade, eles costumam percorrer cerca de 23km até o santuário.
Mas tudo começou com apenas duas pessoas. A Rosena Mesquita iniciou essa história ainda em 2002 com o marido.
“A primeira vez que eu fiz a romaria do Senhor do Bonfim foi em 2002. Eu trabalhava em Natividade, fiquei sabendo que existia essa romaria e eu e meu marido fomos pela primeira vez. A gente começou indo só nós dois, mas depois meu pai e minha mãe iam para dirigir para nós. A gente desce em Natividade e caminha os 23km até o Senhor do Bonfim”, relatou.
De acordo com a romeira, com o passar dos anos, ela foi convidando mais pessoas para participar. Primeiro com as amigas do grupo que costuma rezar o terço uma vez na semana.
“Teve um ano que fomos em dois carros, a gente levava motorista para trazer a gente de volta. Foi muito gradativo, até que o grupo foi aumentando e nós resolvemos alugar uma van. Ficamos por alguns anos indo de van. Só que o pessoal começou a animar, mais pessoas querendo ir”, explicou Rosena.
Ainda de acordo com a fiel, ela passou a alugar ônibus e convidar cada vez mais pessoas. Neste ano, com um ônibus ainda maior, 53 pessoas estão nessa peregrinação.
Ato de fé
“Para a gente, participar da Romaria é um ato de fé. Eu costumo falar que Deus vai se revelando, à medida que você vai caminhando, Deus se revela de diversas formas. É uma conexão, uma intimidade que você busca com o senhor durante a caminhada que é incrível. Ela acontece porque a gente vai com o intuito mesmo de agradecer, de estar louvando a Deus”, comentou Rosana Mesquita.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.