Ícone do site Portal Norte

Capim dourado: licenciamento tem prazo prorrogado no TO

capim dourado licenciamento

O licenciamento do manejo do capim dourado e do buriti tem como objetivo garantir a sustentabilidade dessas atividades e a proteção do meio ambiente. Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estendeu o prazo para solicitação e renovação da licença para coleta, manejo e transporte do capim-dourado e do buriti.

Artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais agora têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.

Objetivo do Licenciamento

O processo de licenciamento visa garantir a preservação e o manejo sustentável do capim-dourado e do buriti, protegendo as veredas e campos úmidos onde essas espécies crescem.

A solicitação é feita online, através do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam).

A licença tem validade de cinco anos, mas requer renovação anual. O não cumprimento dessa obrigação pode resultar em advertências, multas, apreensões e até mesmo suspensão da autorização por dois anos, com proibição de nova solicitação por mais dois a quatro anos.

Documentos Necessários

Para pessoas físicas, como produtores rurais e pequenos agricultores, são necessários documentos como requerimento padrão, cópias de CPF e RG, comprovante de endereço, carta de anuência (se aplicável) e termo de compromisso (se aplicável).

Associações devem apresentar documentos como requerimento padrão, cópia do CNPJ, comprovante de endereço, estatuto, ata da última eleição, lista de artesãos, cópias de CPF e RG dos associados, termo de compromisso (se aplicável) e carta de anuência (se aplicável).

Para revalidar a licença, o beneficiário deve preencher e enviar uma declaração específica através do Sigam.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile