Ícone do site Portal Norte

Unicef alerta para ar insalubre em municípios do Amazonas

Fumaca-Amazonas

Manaus, a capital do estado, enfrenta há três dias áreas encobertas por fumaça - Foto: Reprodução/Redes sociais

O Unicef emitiu nesta segunda-feira (12) um alerta para os municípios do Amazonas afetados pela fumaça das queimadas, agravada pela seca.

Manaus, a capital do estado, enfrenta há três dias áreas encobertas por fumaça. A situação crítica é similar ao cenário de 2023. Em outubro do ano passado foram registrados 1,6 mil focos de incêndio em um único dia.

Conforme a plataforma IQAir, que monitora em tempo real o Índice de Qualidade do Ar (AQI), Manaus está em alerta laranja, com qualidade do ar insalubre para grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças pulmonares e cardíacas.

Esse nível de alerta, quarto em uma escala de seis, reflete a alta concentração dos principais poluentes no ar e seus impactos na saúde. Outros municípios do Amazonas também enfrentam uma forte fumaça.

Conforme o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), municípios como Manaquiri, Novo Airão, Autazes, Careiro, Novo Aripuanã e Maués registraram níveis “muito ruins” de poluição do ar. Já Manicoré contabilizou “péssimo”, o pior nível da escala.

Cuidados com crianças

Diante desse cenário, Neideana Ribeiro, nutricionista e consultora do Unicef em Manaus, destaca a necessidade de cuidados redobrados com as crianças.

Ela recomenda evitar a exposição ao ar livre até que a qualidade do ar melhore, além de reforçar a hidratação e o uso de máscaras em momentos de maior exposição. Para aqueles com problemas respiratórios, é crucial manter os medicamentos de alívio à mão, conforme orientação médica.

Estado de emergência

Em resposta à situação de estiagem e aos baixos níveis da Bacia do Amazonas, o governo do estado decretou emergência em Manaus e outras 22 cidades, além de proibir a prática de queimadas, controladas ou não.

Desde o início de agosto, o Amazonas já contabiliza mais de 3 mil alertas de incêndios, com os municípios de Apuí, Novo Aripuanã e Lábrea entre os mais atingidos. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas foi procurada para comentar, mas não se manifestou até o momento da publicação.

* Com informações da Agência Brasil

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile