Neste domingo (18) serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) em todo o país. As provas serão aplicadas em 228 cidades.
O concurso teve mais de 2,1 milhões de inscritos que irão concorrer a 6.640 vagas em 3.647 locais de aplicação e 72.041 salas em todos os estados.
Diante disso, para garantir a segurança, o Governo federal criou uma sala de situação para monitorar as provas.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a sala será instalada no edifício-sede da Dataprev, em Brasília, e começará a operar a partir das 6h.
Além disso, um grupo especial, criado para Tratamento de Incidentes e Respostas (ETIR), será montado para monitorar as provas em tempo real.
O objetivo, segundo o MGI é agilizar decisões diante de qualquer imprevisto.
Adicionalmente, grupo vai estar conectado ao Centro Nacional de Comando e Controle (CNCC) do Ministério da Justiça.
Por fim, a equipe de incidentes manterá contato constante com os 27 Centros Integrados de Comando e Controle das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.
O MGI informou também que cerca de 210 mil colaboradores, incluindo aplicadores, fiscais de prova, gestores e servidores de órgãos de segurança, participarão da aplicação das provas.
Além disso, segundo a Pasta, foi necessária a contratação de colaboradores para todo o ciclo, que envolve desde o planejamento até o pós prova.
O MGI conta ainda com o suporte de órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional, entre outros.
CNU
Os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30 pela manhã. Por outro lado, à tarde, a abertura será às 13h, com fechamento pontual às 14h.
Além disso, nos estados com fuso horário diferente, o horário a ser seguido é o de Brasília.
Por fim, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, alerta que os candidatos devem confirmar o local de prova com antecedência.
Até a última quarta-feira (14), apenas 35% dos candidatos do CNU haviam consultado os locais de prova. No entanto, o MGI afirmou que 50% já consultaram os locais.
O gabarito oficial do concurso será divulgado na terça-feira (20), e o prazo para recurso começará nesse mesmo dia. O resultado final será anunciado apenas no dia 21 de novembro.
Ademais, o concurso oferece 6.640 vagas para 21 órgãos federais e mantém um banco de 13 mil candidatos para futuras convocações, incluindo vagas temporárias.
Os salários iniciais variam de R$ 4.407,90 a R$ 22.900, dependendo do cargo.
Confira aqui o local de prova.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.