O empresário e comunicador Silvio Santos tentou disputar a eleição presidencial de 1989. Neste sábado (17), ele faleceu aos 93 anos.
Silvio Santos teve sua candidatura oficializada duas semanas antes do primeiro turno, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou sua candidatura após contestação de partidos adversários.
A eleição presidencial de 1989 foi a primeira realizada pelo voto direto. Ele iria se candidatar pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), extinto logo após o pleito.
Nas pesquisas eleitorais, Silvio chegou a alcançar 30% das intenções de voto, segundo o TSE.
Antes de garantir sua candidatura pelo PMB, Silvio Santos buscou negociações com o PFL, que apoiava o ex-vice-presidente Aureliano Chaves, um candidato com poucas chances de vitória.
No PFL, Silvio Santos teria acesso a uma estrutura partidária mais robusta em comparação com a do PMB.
No entanto, apesar do apoio de uma ala do PFL, ele não avançou nas negociações. Assim, o partido decidiu manter a candidatura de Chaves.
Na eleição, Fernando Collor (PRN) venceu, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno.
Nesta manhã, o presidente Lula lamentou a morte de Silvio Santos e disse que ele “foi a maior personalidade da história da televisão brasileira”.
Além disso, Lula reconheceu a perda significativa para a televisão brasileira e o fim de uma era na comunicação do país.
Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, morreu em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).
Trajetória
Silvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes judeus, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.
Como um dos maiores nomes da televisão brasileira, Silvio Santos se destacou especialmente à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que lançou em 1981.
Antes, na década de 1940, Silvio iniciou seu trabalho como camelô nas ruas do Rio de Janeiro. Ele teve a ideia durante as eleições de 1946, quando começou a vender capas para títulos de eleitor e canetas.
Em 18 de julho de 2024, Silvio foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de H1N1, recebendo alta dois dias depois.
No dia 1º de agosto, a assessoria de imprensa da emissora informou que ele foi novamente hospitalizado para passar por exames.
Aos 93 anos, Silvio Santos faleceu.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.