Ícone do site Portal Norte

Fiscalização do Naturatins combate caça e pesca ilegal no TO

fiscalização do naturatins

O Naturatins realizou uma operação de fiscalização na APA Ilha do Bananal/Cantão, combatendo a caça e a pesca ilegais. Foto: Divulgação/Naturatins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu uma série de ações de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão.

A operação, iniciada no dia 13 de agosto, teve como objetivo coibir a caça e a pesca predatórias na região, com alcance em oito municípios tocantinenses.

Durante a fiscalização, as equipes do Naturatins apreenderam 4,3 mil metros de redes de emalhar, duas tarrafas, um papagaio, uma embarcação de madeira, um motor rabeta e 17,5 kg de pescado de diversas espécies.

As autuações totalizaram R$ 6,5 mil. O pescado apreendido foi doado para uma instituição em Araguacema.

As equipes, compostas por fiscais ambientais e servidores da Unidade de Conservação, realizaram incursões por água e terra, percorrendo o rio Piranhas, o rio Araguaia e seus afluentes.

Além da fiscalização de equipamentos de pesca, a operação incluiu abordagens educativas com turistas, com foco na preservação ambiental e no manejo adequado de resíduos sólidos.

Na divisa com o Pará, o Naturatins também realizou fiscalização. Dois pescadores foram flagrados praticando pesca ilegal sem licença. Ambos receberam autuações e tiveram seus equipamentos apreendidos.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile