No último sábado (17), a Polícia Federal (PF) resgatou cinco imigrantes da República de Guiné que estavam escondidos a bordo de um navio cargueiro no Rio de Janeiro.

Os imigrantes, que haviam entrado clandestinamente na embarcação proveniente de Dakar, no Senegal. De acordo com a PF, os imigrantes foram encontrados em condições precárias de saúde.

Eles receberam resgate por motivos humanitários e foram autorizados a desembarcar condicionalmente no Brasil. Entre os cinco imigrantes, dois são menores de idade.

Um dos imigrantes disse ter interesse em solicitar refúgio no Brasil. Enquanto aguardam a continuidade dos procedimentos legais, os cinco serão mantidos no país às custas da seguradora do navio, que tem bandeira maltesa.

A Polícia Federal também informou que a embarcação foi inspecionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido à suspeita de infecção por malária em um dos imigrantes resgatados e em um tripulante da embarcação.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

* Com informações da Agência Brasil