O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) criticou o processo de cassação do governador de Roraima. Antonio Denarium enfrenta a possibilidade de cassação por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.
Nesta terça-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma o julgamento do recurso contra a cassação do governador e do vice, Edilson Damião.
Mecias de Jesus destacou ser contra a cassação do governador e afirmou que o caso é uma “armação” contra Denarium.
“Os adversários nunca ficam satisfeitos quando perdem e encontram argumentos para ajuizar ações de todas as naturezas. Os adversários que foram derrotados nas urnas querem tumultuar e colocam seus interesses pessoais acima dos interesses do estado e do seu povo. Com isso, prejudicam não apenas o governo do estado, prejudicam não apenas o governador Denarium e o vice-governador Edilson Damião, mas toda a população e o crescimento econômico e social que o estado vem tendo”, disse o parlamentar.
Além disso, o senador elogiou o trabalho de Denarium e destacou os avanços de seu governo, como a implantação do Linhão de Tucuruí, o fortalecimento do agronegócio, melhorias na infraestrutura, e os investimentos em saúde, educação e titulação de terras.
Para Mecias, Denarium conta com a aprovação da população de Roraima, que já se beneficiou com suas ações como governador.
Além disso, o senador afirmou que Denarium “colocou as contas em dia, arrumou a casa e, agora, neste segundo mandato, está entregando ainda mais benefícios para a nossa gente e toda a população do estado”.
Ele também ressaltou que “alguns dos principais gargalos que impediam o desenvolvimento do estado estão sendo enfrentados de forma definitiva e corajosa”.
Por outro lado, o Ranking de Aprovação de Governadores 2024, divulgado pela pesquisa Atlas na semana passada, revelou que Denarium está entre os mais mal avaliados do Brasil.
Por fim, Mecias declarou que Denarium tem seu apoio e o apoio da bancada no Congresso Nacional.
Julgamento TSE
Nesta terça-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará o julgamento do governador de Roraima, Antonio Denarium, e do vice-governador Edilson Damião.
O julgamento entrou na pauta do TSE no dia 13 de agosto, quando a ministra Isabel Gallotti apresentou o relatório detalhando o caso e destacando os princípios do contraditório e da ampla defesa.
Após a leitura do relatório e a explicação das defesas, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, suspendeu o julgamento.
Mecias frisou: “no papel de cidadão, assim como a maioria dos roraimenses, torço para que essa grande injustiça tenha fim. Que não prosperem, diante do Tribunal Superior Eleitoral, essas armações que fizeram contra o Governador Antonio Denarium”.
Cassação TRE
Antonio Denarium já teve seu mandato cassado três vezes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O Tribunal condenou o governador em janeiro deste ano por abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2022.
Como resultado, o TRE-RR determinou a inelegibilidade de Denarium por oito anos, até 2030, e a convocação de novas eleições em Roraima para escolher o novo governador.
No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda vai analisar os recursos de Denarium e do vice, que buscam reverter a condenação.
A sessão no Tribunal Superior está marcada para amanhã às 19h.