A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu contra a decisão judicial que suspendeu a licença prévia para obras na BR-319.

A AGU decidiu apelar da decisão da 7ª Vara Ambiental e Agrária da Justiça Federal no Amazonas, que, em 25 de julho deste ano, anulou a licença prévia para a reconstrução e asfaltamento da rodovia.

Nesta terça-feira (20), o senador Plínio Valério (PSDB-AM), defensor da reconstrução da BR-319, celebrou a decisão da AGU.

Ele destacou a importância da rodovia para o desenvolvimento do Amazonas e criticou o Observatório do Clima, ONG financiada por fundos internacionais. Para ele, a organização tenta impedir as obras de asfaltamento da rodovia.

“A AGU argumentou que a continuidade da suspensão da licença pode prejudicar a implementação de políticas públicas e alterar a ordem jurídica, afetando a separação dos Poderes da República. Com esse recurso, que agora será analisado pelo presidente do TRF1, damos mais um passo para garantir o avanço da BR-319, uma estrada vital para o desenvolvimento e a integração do Amazonas com o restante do Brasil”, afirmou Plínio Valério.

Além disso, o senador ressaltou que a ação da ONG, “que recebe recursos bilionários de grandes fundos internacionais, é uma tentativa de interferência externa no progresso e desenvolvimento do Brasil”.

Por fim, Plínio que afirma que Manaus vai colapsar sem a rodovia, frisou que continuará na luta pela rodovia e pelos benefícios que ela trará para a região.

“Defendemos o direito de 2 milhões de cidadãos que enfrentam isolamento, falta de transporte, atoleiros e poeira na seca”, disse.

BR-319 e as obras de pavimentação

Ontem, Plínio criticou mais uma vez o posicionamento da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, contra a pavimentação da BR-319, uma rodovia crucial para a integração regional e segurança nacional.

A fúria de Plínio foi porque Marina Silva defendeu a criação de um fundo para remunerar países com florestas tropicais preservadas, mesmo sem desmatamento.

Este fundo, denominado Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), poderia beneficiar o Brasil com R$ 8 bilhões anuais.

O senador reforçou que a BR-319 desempenha um papel crucial na integração regional e na segurança nacional, especialmente para os estados de Roraima, Amazonas e Rondônia.

No entanto, com a estrada em más condições e o rio Madeira atingindo níveis críticos de seca, a população enfrenta cada vez mais dificuldades, lamentou Plínio.

“A BR-319 não é uma simples estrada; é uma solução para conectar o Amazonas ao país, e não para passeios de carro”, finalizou Plínio Valério.

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