Ícone do site Portal Norte

Saiba o que pode acontecer em Roraima caso o governador seja cassado

Denarium responde a três processos de cassação no TSE - Foto:Valter Campanato/Agência Brasil

Denarium responde a três processos de cassação no TSE - Foto:Valter Campanato/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou o julgamento do recurso contra a cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium, que estava previsto para esta terça-feira (20).

Denarium e seu vice, Edilson Damião, enfrentam acusações de abuso de poder político e econômico.

Se os ministros do TSE confirmarem a cassação, Roraima pode enfrentar várias mudanças nas próximas disputas eleitorais.

O cenário político do estado pode afetar as eleições para prefeituras e câmaras de vereadores em quase todos os municípios, incluindo Boa Vista.

Além disso, a cassação também pode influenciar as eleições gerais de 2026.

Se Denarium for cassado e declarado inelegível por oito anos, ele não poderá concorrer a uma das duas vagas no Senado Federal em 2026.

Isso, abrirá caminho para outros candidatos, como o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que inclusive apoia Denarium.

Por fim, no âmbito eleitoral, a cassação pode resultar em duas eleições em Roraima no segundo semestre de 2024: uma para prefeitos e vereadores no dia 6 de outubro e outra suplementar para o governo estadual, provavelmente em dezembro.

Julgamento TSE

O julgamento entrou na pauta do TSE no dia 13 de agosto, quando a ministra Isabel Gallotti apresentou o relatório, detalhando o caso e destacando a importância do contraditório e da ampla defesa.

Após a leitura do relatório e a explicação das defesas, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, suspendeu o julgamento. Os advogados de acusação e defesa então fizeram suas sustentações orais.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) cassou o governador três vezes. A Corte Superior agora vai julgar o recurso do último processo, movido pela coligação Roraima Muito Melhor, que acusou Denarium de abuso de poder econômico eleitoral durante as eleições de 2022.

Denarium se diz “confiante” de que será absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile