Ícone do site Portal Norte

‘Des filhes’: hino nacional em linguagem neutra viraliza; veja

Hino nacional brasileiro é cantado em linguagem neutra durante comício de Boulos com presença do Presidente Lula - Foto: Reprodução/X

Hino nacional brasileiro é cantado em linguagem neutra durante comício de Boulos com presença do Presidente Lula - Foto: Reprodução/X

O hino nacional brasileiro viralizou após ser cantado em linguagem neutra, com a substituição de termos como “filho” por “filhe”.

O ato aconteceu durante comício do candidato à prefeitura Guilherme Boulos (PSOL) nesta terça-feira (27), na zona sul de São Paulo.

A cantora Yurungai foi responsável por essa versão adaptada do hino, entoando versos como “des filhes deste solo és mãe gentil”, numa tentativa de incluir identidades de gênero não-binárias.

O comício também foi marcado por discursos críticos de Boulos contra seus adversários na disputa pela prefeitura, incluindo ataques diretos ao atual prefeito Ricardo Nunes e ao candidato Pablo Marçal.

Assista o hino nacional neutro:

https://portalnorte.com.br/wp-content/uploads/2024/08/ssstwitter.com_1724784905845.mp4

Hino nacional neutro gerou polêmica

O evento gerou polêmica nas redes sociais e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A adaptação provocou diversas reações, especialmente entre críticos de Boulos e Lula.

Nas redes sociais, figuras como Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro criticaram duramente a mudança, chamando-a de “desrespeitosa” e “ilegal” com base na Lei nº 5.700/1971, que determina a execução integral do hino nacional sem alterações.

“Que insanidade mental é essa? Meu Deus!”, disse Michelle Bolsonaro em publicação em seu perfil no instagram.

Veja publicação de Michelle Bolsonaro:

Foto: Print/Instagram @michellebolsonaro

A polêmica levantou debates sobre o uso de linguagem neutra em símbolos nacionais e sua conformidade com a legislação vigente.

Portal Norte também repercutiu nas redes; veja:

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile