Durante as investigações da Operação Gothan City, a Polícia Civil do Tocantins identificou a estratégia da facção responsável por diversos homicídios em Palmas.
Por meio de grupos em aplicativo de mensagens, os faccionados trocavam informações sobre localização das vítimas e demais estratégias para executar os assassinatos.
Além disso, as mensagens mostram que os criminosos falavam sobre a quantidade de homicídios, comemoração e a utilização de aplicativo de localização e até drone.
“Avisa o IML chegou grande dia”, “esses dias o IML vai trabalhar muito”, são algumas das mensagens que aparecem nos registros da Operação Gothan City.
Os membros da facção compartilhavam ainda imagens dos homicídios, confirmando a execução do crime. Em uma das mensagens, do dia 13 de maio de 2023, o contato ‘Henrique Primo’, postou um vídeo de uma pessoa que foi alvejada na quadra 1304 sul, em Palmas.
Na época, caracterizou o crime de tentativa de homicídio. O mesmo contato aparece com a mensagem “Já foi 3 agora a noite”.
Briga de facção resultou em 100 mortes em Palmas
Nesta quarta fase da Operação Gothan City, deflagrada na manhã desta terça-feira (03), os policiais civis trouxeram a confirmação dos homicídios que foram liderados por Luxúria (Lx). Fruto de uma briga por liderança de facções do Rio de Janeiro e São Paulo.
Os policiais civis cumpriram 13 mandados de prisão preventiva em Palmas.
O início da quarta etapa se deu com a investigação da morte de um motoboy, entregador de pizza, na quadra 906 sul. Dali em diante, outros homicídios que foram registrados, eram combinados e confirmados por meio das mensagens.
A investigação apontou que foram 100 homicídios no primeiro semestre de 2023 em Palmas. Desse total, 25 aconteceram só no mês de maio.
Além disso, nesta quarta fase foram identificados 20 homicídios pelos quais Luxúria é apontado como o principal líder da facção no Tocantins. Por isso, ele deve responder pela autoria, além de outro envolvido que ainda não foi revelado pela polícia.
Linha do tempo da Operação Gothan City
Na primeira fase da Operação Gothan City, foi realizada a prisão de Charada, em junho de 2023. Ele foi apontado como o principal articulador de pelo menos 50 assassinatos registrados em Palmas.
Já a segunda fase da operação resultou na prisão do Luxúria, sendo o maior líder da facção no Tocantins. A terceira fase deflagrada trouxe mais indícios dessa liderança de Luxúria.
A quarta fase confirmou os homicídios liderados por Lx. Além disso, foram cumpridos 13 mandados de prisão na Unidade Penal de Palmas e em endereços do Jardim Aureny IV.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.