O Aeroporto de Araguaína passou por uma vistoria técnica como parte do processo de homologação após reformas.

A visita do GEIV é a penúltima etapa antes da liberação dos equipamentos de navegação. O objetivo é garantir que o aeroporto esteja apto para receber grandes aeronaves.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu a equipe de engenharia do Instituto Cartográfico da Aeronáutica (ICA) para uma vistoria no Aeroporto de Araguaína.

A visita, realizada na quarta-feira (04), faz parte do processo de homologação após a reforma e ampliação da pista.

A vistoria técnica do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) é crucial para a liberação dos equipamentos de navegação instalados.

Esta é a penúltima etapa do processo de qualificação iniciado em abril. O próximo passo será o sobrevoo de uma aeronave para aferir os equipamentos.

O objetivo é verificar se o aeroporto atende aos parâmetros nacionais exigidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e se está apto para receber grandes aeronaves.

O aeroporto de Araguaína recebeu as seguintes melhorias:

  • Sistema de drenagem da pista
  • Nivelamento de cabeceiras
  • Instalação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão)
  • Instalação do EPTA (estação de rádio para segurança da aviação civil)

Essas intervenções têm como objetivo modernizar e ampliar a capacidade do aeroporto para receber aeronaves de grande porte.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.