Nesta sexta-feira, 6 de setembro, é comemorado o Dia do Sexo. A data é vista como uma oportunidade para discutir a necessidade do uso de preservativos e superar alguns tabus sobre a sexualidade e prazer.

A ideia de criar a data surgiu em 2008, em uma estratégia de marketing de uma fabricante de preservativos, em alusão à posição sexual 69.

Além de ser uma importante fonte de prazer individual e conexão com o parceiro, as relações sexuais contribuem para melhorar o humor, aliviar o estresse e as dores e ajudam na saúde cardiovascular.

Confira alimentos que são afrodisíacos e trazem benefícios.

Amendoim
Rico em arginina, ajuda a relaxar as artérias e a aumentar o fluxo sanguíneo. Ele também é rico em zinco, elemento importante para ajudar na liberação dos hormônios sexuais e, principalmente, para quem está com nível de estresse alto.

Chocolate
Por causa do cacau, que produz muito óxido nítrico, que tem a função vaso dilatadora, o ele faz com que o sangue passe melhor e leve mais nutrientes, facilitando a dilatação nas zonas erógenas, com os órgãos sexuais.

Gengibre
Além de ser um alimento quente, estudos apontam que ele ajuda nos níveis de testosterona em relação à energia liberada.

Veja também: Dicas para celebrar o Dia do Sexo de forma positiva

Vinho

Quase 60.000 litros de vinho tinto desperdiçado

As uvas, assim como outros tipos de frutas vermelhas, têm teor afrodisíaco. Quando ingerida no vinho, isso é impulsionado pela fermentação. A bebida tem grande quantidade de resveratrol e de polifenóis, duas substâncias são favoráveis à circulação sanguínea.

Pimenta
Assim como o gengibre, a pimenta tem uma função de calor. Com isso, causa euforia e empolgação e, segundo médicos, quando essa energia é aumentada há, mais fluxo de sangue, o que favorece o estimulo do prazer.

Aveia
Coringa da boa alimentação, a aveia ajuda a equilibrar os níveis hormonais, o que aumenta no desempenho sexual.

Caju
As folhas do cajueiro possuem um bom controle neuroendócrino, que está diretamente ligado aos comportamentos sexuais, principalmente do homem. O consumo pode ajudar a aumentar os níveis séricos de testosterona e a diminuir o estresse.

Ostras
Também são ricas em zinco e, por isso, são conhecidas como fortes afrodisíacos.

Melancia
A fruta é considerada um estimulante natural pois é rica em citrulina, componente que eleva o óxido nítrico e abre os vasos sanguíneos. Além de favorecer os hormônios, a melancia aumenta a sensibilidade das zonas erógenas, impulsionando a ereção.

Açafrão
O açafrão é outro alimento com função vaso dilatadora e que traz energia ao corpo. Além disso, ele também tem componentes de ação antioxidante e anti-inflamatória, que causam boa produção hormonal e favorecem as vias neuronais.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.