Devido à seca no Norte do país, que afeta estados como Amazonas, a prefeitura do município de Rio Preto da Eva, no interior do estado, anunciou um racionamento de água para a população.

A mudança começa a valer a partir desta segunda-feira (9) e foi anunciada pelo prefeito do município, Anderson Sousa, nas redes sociais. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência devido à seca e queimadas. A cidade já passou por essa medida durante a seca história de 2023.

De acordo com o prefeito, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) fará o racionamento de água no município com o intuito de garantir que não falte o recurso essencial para a população e para que o lençol freático seja retomado.

Com o racionamento, todas as bombas d’água serão desligadas entre 23h e 5h, para que o nível dos poços que estão muito abaixo dos níveis recomendados possam se recuperar.

Visita de Lula no AM

Na terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma visita nas áreas mais afetadas do estado.

Segundo o Planalto, o presidente deve visitar a região amazônica de Tefé (AM) e, em seguida, se reunir em Manaus com prefeitos da região.

Ainda, de acordo com o Planalto, Lula fará um anúncio de crédito extraordinário e medidas de combate a estiagem.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.