Dois, dos três candidatos à Prefeitura de Gurupi estão participando do debate que está acontecendo nesta terça-feira (10). Realizado pela TV Norte Tocantins, o evento recebe Cristiano Pisoni (PSDB) e Josi Nunes (União).
O candidato Eduardo Fortes (PSD) foi convidado, mas não compareceu. Por isso, sua cadeira permanece vazia até o final do debate. Seguindo a dinâmica, o primeiro bloco foi conduzido por um tema sorteado pelo mediador Jairo Coelho.
O tema sorteado foi Saneamento Básico e quem iniciou perguntando foi o candidato Cristiano Pisoni (PSDB). Em sua fala, ele lamentando a ausência do candidato Eduardo Fortes (PSDB) e questionou as taxas da BRK em Gurupi e por que o Município teria renovado o contrato.
Em sua resposta, a candidata Josi Nunes (União), que é a atual prefeita de Gurupi, explicou que o contrato existente foi feito na gestão anterior, para o período de 30 anos.
Segundo bloco com tema livre
O segundo bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Gurupi começou com Cristiano Pisoni (PSDB), perguntando. Nessa primeira rodada do segundo bloco o tema foi livre e o candidato usou para fazer sobre a promessa de uma segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Pisoni reforçou que gostaria de fazer a pergunta também para o candidato ausente, Eduardo Fortes (PSD).
“Que prometeu uma segunda UPA na cidade de Gurupi e a gente sabe que uma segunda UPA só vem depois de 100 mil habitantes e Gurupi não alcançou ainda essa quantidade. Mas eu queria perguntar para a senhora o seguinte: Na sua campanha passada, no seu plano de governo, a senhora prometeu ampliar a UPA e até está prometendo construir uma nova. Se a senhora não ampliou na passada, o que faz a senhora acreditar que vai construir uma nova nessa?”, questionou Pisoni.
Antes de responder o questionamento do candidato, Josi Nunes (União) questionou a ausência do candidato Eduardo Fortes (PSD).
“Eu começo olhando para essa cadeira e dizendo. Quem não senta para debater, não merece sentar para ser prefeito de Gurupi”, declarou.
Na sua vez de perguntar, Josi Nunes (União), escolheu o tema desenvolvimento econômico, questionando as propostas do candidato Cristiano Pisoni (PSDB).
“Eu tenho visto seus programas, que coloca que Gurupi precisa criar mais empregos, precisa desenvolver economicamente. E esse é um foco muito grande da minha gestão. Eu tenho uma política de eu dou o peixe e eu ensino a pescar. Mas é importante que quem deseja ser candidato e, infelizmente, o nosso candidato aqui não pôde estar presente. E mais uma vez eu digo, quem não participa de debate, não merece ser prefeito desta cidade”, afirmou no início da pergunta.
Em sua resposta, Cristiano Pisoni (PSDB) afirmou. “Nós começamos pelo ponto principal. Quem quer desenvolver, quem quer crescer, não pode encher de imposto igual foi feito. Não pode criar um monte de taxas, não pode criar um monte de coisas que a gente não está acostumada com isso aí”, respondeu.