O quinto e último bloco do debate da TV Norte Tocantins, com os candidatos à Prefeitura de Gurupi, trouxe mais uma etapa de perguntas e respostas com um tema sorteado pelo mediador, Jairo Coelho.
Realizado na manhã desta terça-feira (10), todos os três candidatos ao cargo de prefeito foram convidados, mas só Cristiano Pisoni (PSDB) e Josi Nunes (União), participaram. O candidato Eduardo Fortes (PSD) cancelou sua participação horas antes do início do evento. Por isso, sua cadeira permaneceu vazia até o final.
Políticas de inclusão
Seguindo a dinâmica do debate, a candidata Josi Nunes (União), foi a primeira a perguntar e falou sobre os números crescentes de crianças com deficiências e a importância do acolhimento. Ela perguntou para o candidato quais são os compromissos com o processo de inclusão na saúde, educação e demais áreas.
Em sua resposta, o candidato falou sobre um exemplo de um trabalho desenvolvido em Araguaína, cidade do norte do estado, que pretende levar para Gurupi.
Na sequência, Josi Nunes (União) falou que na educação já existe um cuidador para as crianças com Autismo, por exemplo. Afirmou ainda que o candidato não conhece a realidade dos trabalhos no município.
“Então acho que estou vivendo um Gurupi diferente e as famílias também. Afinal são elas que me contam o que está acontecendo. Quando muito, tem um cuidado por sala, para quatro ou cinco crianças, se a lei é um por criança. As crianças são especiais, elas precisam de cuidado. Não é possível que um pai tenha precise recorrer à justiça, para recorrer a um atendimento que já é de lei”, questionou.
Pisoni questionou ainda sobre o primeiro ano de gestão da candidata, com relação a educação em Gurupi, no sentido da inclusão.
Josi rebateu “verdade, o senhor não está morando em Gurupi. Porque o senhor não está reconhecendo todas as transformações que nós estamos fazendo, em todas as áreas”, afirmou a candidata à reeleição.
O candidato do PSDB voltou a afirmar que a atual prefeita não fez nada no primeiro ano de gestão, aproveitando para falar sobre suas propostas de gestão.
Na tréplica, Josi Nunes (União) afirmou que faz trabalhos de inclusão na educação desde o início e terminou pedindo respeito aos servidores públicos municipais.
Considerações finais
O último bloco foi ainda dedicado às considerações finais dos candidatos. Cada um contou com um minuto e meio para fazer suas considerações.
Cristiano Pisoni (PSDB) usou seu tempo para falar diretamente com os eleitores de Gurupi e afirmou que quem não foi, perdeu essa oportunidade de mostrar suas propostas. Afirmou que a política que é sempre a mesma e convidou a população a ir com ele. Agradeceu quem ouviu suas propostas, convidando a população a acompanha-lo nas redes sociais. O candidato afirmou ainda que é o novo e quer fazer diferente.
Já Josi Nunes (União), que está em busca da reeleição, lamentou mais uma vez que Eduardo Fortes (PSD) não foi para mostrar o que é de verdade e que alegou que ele fugiu. Afirmou ser uma mulher de verdade, relembrando sua mãe e que hoje faz uma boa política.
Afirmou ainda que quer falar sobre o futuro e que cumpre suas promessas. Reafirmou uma nova sede para a UPA e outras propostas para Gurupi, relacionadas a infraestrutura, segurança e saúde. Também chamou os eleitores a acompanhar suas redes sociais e finalizou falando seu número.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.