Nesta terça-feira (10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai concluir o processo de lacração dos programas das urnas eletrônicas para as eleições de outubro.

A presidente do TSE, Cármen Lúcia, e outras autoridades assinarão digitalmente os sistemas, certificando a integridade e autenticidade dos programas que serão usados nas eleições municipais de 2024.

O evento, aberto ao público, garantirá que os programas estejam livres de alterações e confirmará sua autoria.

A assinatura digital e a lacração criarão uma blindagem nos códigos-fonte, permitindo detectar qualquer modificação não autorizada.

Entidades fiscalizadoras, como partidos políticos, federações e coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, o Congresso Nacional, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público e o Tribunal de Contas da União, auditarão e verificarão os sistemas eletrônicos de votação.

Desde 5 de setembro, técnicos do TSE trabalham na compilação dos códigos-fonte, que são conjuntos de comandos em linguagem de programação essenciais para o funcionamento dos sistemas eleitorais.

Após a cerimônia, o TSE enviará as cópias lacradas dos programas aos 27 Tribunais Regionais Eleitorais por meio de uma rede de telecomunicações exclusiva da Justiça Eleitoral. Além disso, o TSE armazenará uma cópia na sala-cofre para futuras auditorias.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.