Chaules Pozzebon, considerado pelo Ministério Público de Rondônia como maior desmatador do Brasil, foi soltp. A Justiça decidiu conceder a progressão para o regime aberto, que foi solicitado pela defesa de Chaules após a redução da pena para 17 anos e 11 meses.

Pozzebon foi preso em 2019 pela Polícia Federal (PF) pela suspeita de liderar uma organização responsável por invadir terras e realizar a extração ilegal de madeira.

O empresário na região de Ariquemes (RO) e dono de mais de 100 madeireiras foi condenado com civis e policiais da ativa e também da reserva. O grupo criminoso encabeçado por Chaules era dividido entre gerente de contas, coordenador de finanças, da porteira, grupo armado, núcleo de vigilância dos lotes de extração e núcleo de limpeza.

Após dois anos, ele foi condenado a 99 anos, 2 meses e 23 dias de prisão por crimes de organização criminosa e extorsão. A defesa conseguiu a redução da pena de Chaules para 17 anos e 11 meses.

Com a liberdade, Chaules ainda deve cumprir determinações estabelecidas pela Justiça, pois está em regime aberto.

Chaules deve cumprir determinações da Justiça

Chaules é morador de Arquemes para onde o processo deve ser remetido. No momento em que isso acontecer, as determinações podem ser mudadas a depender da Vara.

Confira as determinações que ele deve cumprir:

  • Informar alteração de endereço, caso aconteça;
  • Recolhimento obrigatório das 20h às 6h, exceto em casos previamente autorizados para estudo, trabalho ou atividades religiosas; nos fins de semana e feriados, o recolhimento deve ser integral;
  • Não sair da comarca sem a devida autorização;
  • Abster-se de praticar qualquer ato considerado crime ou contravenção penal;
  • Comprovar vínculo com trabalho lícito no prazo de 30 dias;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e não frequentar prostíbulos ou ambientes que promovam o ócio ou incentivem a criminalidade.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.