O primeiro voo de testes de um “carro voador” aconteceu no Brasil nesta sexta-feira (20), em Quadra, no Interior de São Paulo. O modelo da vez foi o EH216-S, uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical que voa sem piloto a bordo.

O veículo, que foi fabricado pela empresa GoHobby, permaneceu no ar por 7 minutos na primeira decolagem e 4 na segunda. A nave fez um voo não tripulado e sem cargas, voando a 30 metros do solo e 40 km/h.

No entanto, a máquina foi pilotada remotamente pelo CEO da GoHobby, Adriano Buzaid.

Como funciona o carro voador?

O EHang 216-S é totalmente pilotado a distância. Para isso, um operador em solo define previamente a rota e altitude da nave em cada trecho. Depois, é preciso monitorar o percurso, com possibilidade de intervenção caso seja necessário. Ele é alimentado por 16 motores e usa 12 baterias, que é o suficiente para ele atingir 130 km/h.

O voo teste foi autorizado pela ANAC. Em 6 de setembro a Gohobby recebeu o CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental), permissão que tem fins de pesquisa e desenvolvimento apenas.

De acordo com a empresa, a nave não emite poluentes e é movida a baterias elétricas que podem ser carregadas em duas horas e possuem autonomia de 30 minutos.

O modelo pode pousar no topo de prédios, heliportos e até mesmo áreas planas sem infraestrutura, o que facilita a operação em diversas localidades.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.