Ícone do site Portal Norte

Tocantins recebe helicóptero para reforçar o combate a incêndios

tocantins recebe helicóptero

Um helicóptero do Exército reforça o combate aos incêndios florestais no Tocantins, auxiliando no transporte de equipes e equipamentos. Foto: CBMTO/Governo do Tocantins

O estado do Tocantins recebeu um helicóptero do Exército Brasileiro para reforçar as ações de combate a incêndios florestais no estado.

A aeronave veio da cidade de Taubaté/SP e deve auxiliar no transporte de equipes e equipamentos para áreas de difícil acesso na Ilha do Bananal, Pium e Lagoa da Confusão.

Além disso, o helicóptero recebido pelo estado do Tocantins deve facilitar o deslocamento de brigadistas do Ibama/ICMBIO, do Exército e dos bombeiros militares para pontos estratégicos.

Em Paraíso do Tocantins, bombeiros e brigadistas combatem um grande incêndio na Serra do Estrondo. Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Em Paraíso do Tocantins, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas combatem um grande incêndio florestal na Serra do Estrondo.

O fogo, que começou na sexta-feira, 20, avança por áreas de Cerrado e pastagens, sem ameaçar edificações.

O Tocantins recebeu o helicóptero para auxiliar no combate aos incêndios, enquanto drones auxiliam no mapeamento dos focos de calor e no planejamento das ações de combate.

Segundo o Corpo de Bombeiros, somente este ano, o órgão enfrentou mais de 2 mil incêndios florestais no estado, com a atuação de mais de mil combatentes.

Além da Serra do Estrondo e da Ilha do Bananal, equipes também atuam em Araguatins, no extremo norte do estado.

Os incêndios florestais causam prejuízos econômicos e ambientais, com a destruição de pastagens, plantações, fauna e flora. A população também sofre com a poluição do ar e problemas de saúde.

Em caso de emergência, a população deve ligar para o 193. Denúncias de incêndios criminosos podem ser feitas pelo 190. Provocar incêndio em mata ou floresta é crime, com pena de reclusão e multa.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile