Os estudantes-atletas da equipe de atletismo tocantinense, se destacaram nas provas de atletismo e atletismo adaptado. Na última segunda-feira (23), a equipe conquistou um total de sete medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 2024 (JEBs).

A competição acontece no Recife, em Pernambuco e o terceiro dia contou com duas medalhas de ouro para a delegação do Tocantins. Uma delas foi conquistada pelo estudante-atleta Karl Marx, aluno da Escola Estadual Machado de Assis.

“Essa medalha representa muito. Essa é a minha primeira medalha e vou me dedicar muito para ganhar mais ainda”, frisou o estudante-atleta, que venceu a prova de 150 m, na Série Prata.

A estudante-atleta Vitória Nharê Ribeiro Costa Apinajé foi quem ganhou a outra medalha de ouro. A conquista veio na prova de lançamento de dardo, na Série Bronze.

“Gostei muito de ganhar essa medalha, pois estou representando os alunos indígenas e representando o povo da minha etnia”, comemorou Vitória.

Confira as outras medalhas do atletismo tocantinense:

  • Estevão Portilho Vieira (bronze nos 100 m com barreiras – Série Prata);
  • Arthur Brasil Sousa Gomes Leite (bronze no lançamento do disco – Série Bronze);
  • Alice Souza Damasceno Cairo (bronze no salto em distância – Série Bronze).

Atletismo adaptado conquista duas medalhas

Já no atletismo adaptado, os estudantes-atletas do Tocantins conquistaram duas medalhas. A estudante Vitória Castro Costa conquistou a medalha de prata no arremesso de peso – paraolímpico –, na Série Prata.

“Levar essa medalha para o Tocantins é motivo de muito orgulho, porque a gente vê nosso esforço e o quanto nos dedicamos para vir aqui competir e ganhar. Eu não tenho vergonha de falar que eu sou do atletismo adaptado e estou muito feliz com o nosso resultado”, disse a estudante-atleta da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins.

A segunda medalha foi de bronze, conquistada por Brenno Campelo Glória, da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema. A vitória veio nos 80 m rasos – paraolímpico – Série Ouro.

O treinador do Brenno, o professor Rodrigo Almeida da Silva, falou o quanto a inclusão aos por meio do Parajets tem sido importante para esses alunos. Relembrando ainda a evolução do estudante-atleta.

“No ano passado ele ganhou medalhas nos JEBs, mas desta vez foi na Série Ouro. O Brenno era um garoto retraído na escola, não tinha muita oportunidade, mas através do esporte, do atletismo adaptado, ele hoje é uma referência. Na nossa escola, todo mundo quer ser atleta igual ao Brenno”, revelou Rodrigo.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.