O abuso sexual infantil é um problema sério e devastador que pode ocorrer em qualquer ambiente. Assim, as escolas passam a desempenhar um papel fundamental na prevenção e identificação de possíveis abusos.
Professores e funcionários são frequentemente as primeiras pessoas com quem as crianças se sentem à vontade para compartilhar suas experiências.
Neste ano, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu início ao programa PCDF na Escola, promovido pela Seção de Polícia Comunitária (SPCom) da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC).
De acordo com a PCDF, o projeto visa capacitar professores para identificar e prevenir casos de abuso sexual infantil.
Na última terça-feira (24), a Escola Classe 40, localizada no Sol Nascente, foi a primeira instituição a receber o treinamento, que contou com a participação de 32 educadores.
O programa tem como objetivo fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, aproveitando a confiança que os alunos depositam em seus professores, que são capazes de identificar sinais de abuso de forma precoce.
Durante o treinamento, os educadores aprenderam a reconhecer os diferentes tipos de abuso sexual, os sinais que as crianças podem apresentar, além de como denunciar casos suspeitos e os procedimentos que devem ser adotados pelas escolas.
Nos próximos meses, o programa será expandido para as cidades de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina, com a meta de capacitar um grande número de professores e, assim, contribuir para a proteção das crianças e adolescentes do Distrito Federal.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.