O Procon Tocantins registrou, entre o dia 1º de janeiro de 2023 e 27 de setembro de 2024, mais de 600 reclamações e denúncias relacionadas a práticas abusivas contra idosos. Neste dia 1º de outubro, é comemorado o Dia do Idoso e por isso, o órgão orienta para cuidados com os golpes, que estão cada vez mais recorrentes entre esse público.
Uma lei estadual, nº 4.067 de 26 de dezembro de 2022, proíbe, no Tocantins, a oferta de empréstimos financeiros por meio de ligação telefônica para aposentados e pensionistas. O intuito é proteger os idosos de práticas abusivas e golpes relacionados a empréstimos que não foram solicitados.
“O Dia do Idoso é uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso com a proteção dos direitos dos consumidores mais velhos. Infelizmente, os idosos são frequentemente alvo de golpistas que se aproveitam de sua confiança e boa-fé. No Procon Tocantins, estamos constantemente trabalhando para informar e proteger a população contra essas práticas abusivas. “, afirmou Magno Silva, superintendente interino do Procon Tocantins.
As principais queixas registradas pelo Procon Tocantins, nesse período de quase dois anos foram:
- Cobrança indevida por serviços não contratados ou reconhecidos.
- Dificuldade na devolução de valores pagos ou reembolsos.
- Negativação indevida sem contratação do serviço, caracterizando fraude bancária.
Golpes mais frequentes que atingem idosos
O Procon Tocantins elencou quais são os golpes que mais atingem os idosos e orientou ainda como eles podem ser evitados.
- Falso funcionário:
Como funciona: Os golpistas se passam por funcionários de bancos ou empresas de telefonia e pedem dados pessoais e bancários.
Como evitar: Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone. Bancos e empresas não solicitam esses dados dessa forma.
- Prêmio falso:
Como funciona: O idoso recebe uma ligação ou mensagem informando que ganhou um prêmio, mas precisa pagar uma taxa para recebê-lo.
Como evitar: Desconfie de prêmios que exigem pagamento antecipado. Verifique a veracidade da promoção diretamente com a empresa.
- Empréstimo falso:
Como funciona: Prometem empréstimos com condições facilitadas, mas exigem depósitos prévios.
Como evitar: Desconfie de propostas muito vantajosas e que exigem pagamento antecipado. Consulte sempre instituições financeiras confiáveis.
- Falso parente:
Como funciona: O golpista se passa por um parente em dificuldade e pede dinheiro urgentemente.
Como evitar: Confirme a situação com outros familiares antes de tomar qualquer atitude.
- Venda casada:
Como funciona: Empresas condicionam a venda de um produto ou serviço à aquisição de outro.
Como evitar: Segundo o CDC, a venda casada é ilegal. Denuncie essa prática ao Procon.