João Alves da Silva, aposentado de 71 anos, está sem receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há quatro meses pois em seu cadastro do INSS consta que ele está morto.
O órgão o declarou como morto, e ele não consegue comprovar que está vivo para reverter a situação e voltar a receber sua aposentadoria.
O problema começou em maio deste ano, quando o dinheiro, única fonte de renda de João, não caiu na conta bancária. Ele foi até a unidade do INSS em Palmas e foi informado que no sistema constava que ele estava morto.
João está aposentado há 16 anos. Após o benefício ser cortado, o INSS não explicou o motivo de ser dado como morto.
Outro problema foi a mudança no nome dele. Desde que o problema começou, o cadastro do idoso no INSS passou a ser, de forma errada, “José Lopes da Silva” e não “João Alves da Silva”, seu verdadeiro nome.
Em entrevista para a TV Norte Tocantins, João Alves da Silva falou sobre a preocupação que tem com a sua vida sem sua única fonte de renda.
Se não fosse os meus filhos e os amigos eu já estava morto e já tinha morrido de fome.
INSS explica porque João consta como morto no sistema
João Alves da Silva relatou para a TV Norte Tocantins como ele descobriu que estava morto no sistema do INSS. Ele foi até a central de atendimento do órgão quando desconfiou que havia algo de errado com o seu benefício.
A moça me falou que eu estava morto. Eu sou cardíaco, tenho um ponte de safena e levei esse susto de cara. Ela deveria ao menos me poupar.
Desde então, João tem buscado resolver esse problema com o INSS para voltar a receber sua aposentaria.
Em nota, o INSS informou que:
Após análise da solicitação, verificamos que de fato o benefício do segurado João Alves da Silva foi suspenso por suspeita de óbito, em razão de batimento automatizado dos dados do INSS com os dados do Sistema de Mortalidade (SIM).
Verificamos também que o segurado abriu tarefa de solicitação de pagamento, na qual está incluída a reativação.
Considerando que o servidor responsável por esta tarefa, a colocou em modo de “exigência”, agora a documentação será analisada para prosseguimento do pedido.
Considerando que esse processo está sendo tratado pela fila de enfrentamento às demandas do INSS, sob responsabilidade da Direção Central, foi encaminhado para a celeridade de sua análise e finalização.
João disse em entrevista que não se sente bem com essa situação de ser identificado como morto no sistema do INSS, e aguarda uma resposta definitiva do órgão.
Eu me sinto humilhado. Estou cansado de ir lá no INSS. Só dizendo que está em análise, em análise, em análise… e nunca resolve. Toda vez que eu vou lá eles dizem que é de 15 a 20 dias e nunca resolve. Chega os 15 dias, às vezes eles mandam chamar, mandam alguma coisa, mas não resolve nada.