Ícone do site Portal Norte

Outubro Rosa: unidades de saúde irão atender em período noturno em Palmas

Campanha Outubro Rosa trabalha prevenção ao câncer de mama e de colo de útero - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Campanha Outubro Rosa trabalha prevenção ao câncer de mama e de colo de útero - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Com a chegada do mês de outubro a Campanha Outubro Rosa ganha destaque, trazendo a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, sendo o que mais acomete mulheres no Brasil.

Além disso, a campanha Outubro Rosa também reforça os cuidados e prevenção para o câncer de colo de útero. A terceira doença mais frequente em mulheres no país, com maior incidência e mortalidade nas Regiões menos desenvolvidas, em especial, a Região Norte.

Em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), irá realizar atendimentos noturnos durante o mês de outubro, para a coleta do exame preventivo, conhecido como Papanicolau.

Todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, oito Unidades de Saúde da Família (USF), estarão abertas para esse atendimento. São elas:

O primeiro dia de atendimento será na próxima quarta-feira (02). Os próximos atendimentos noturnos acontecerão nos dias nove, 16, 23 e 30 de outubro. As mulheres interessadas em realizar a coleta, devem ir até a USF mais próxima com o Cartão do SUS e documento de identificação com foto.

Câncer de mama

O Ministério da Saúde destaca que a prevenção e o diagnóstico precoce, contribui para a redução de casos e da mortalidade por câncer de mama. Como prevenção, é importante que as mulheres busquem a prática de atividades física, manutenção do peso corporal adequado por meio de uma alimentação saudável e evitem o consumo de bebidas alcóolicas.

Todas essas práticas estão associadas a redução do risco de desenvolver esse tipo de câncer. Outro fator considerado protetor, é a amamentação.

Além dos cuidados preventivos, o diagnóstico precoce é importante para descobrir a doença em fase inicial, possibilitando assim um tratamento efetivo e maior sobrevida. A orientação é que a mulher observe e apalpe suas mamas, seja no banho ou durante a troca de roupa, no dia a dia, para que possa identificar uma possível alterações e busque atendimento médico.

Outra forma de detectar precocemente o câncer de mama é por meio da mamografia. O exame é recomendado e ofertado pelo SUS para mulheres de 50 a 69 anos. Para essa faixa etária, o rastreamento mamógrafo deve ser feito a cada dois anos.

Sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama:

Sair da versão mobile