Na tarde desta terça-feira (1º), o Procon Tocantins notifica a BRK Ambiental após reclamação de moradores de Palmas em relação à qualidade da água.
A ação ocorreu após diversas denúncias e reclamações de consumidores sobre a má qualidade da água fornecida em várias regiões de Palmas.
A notificação enfatiza que o fornecimento de água em condições adequadas é um direito básico dos consumidores, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A distribuição de água imprópria configura uma violação desses direitos, podendo resultar em sérios riscos à saúde pública, e exige uma ação imediata.
O Procon Tocantins deu um prazo de 48 horas para a BRK responder a notificação.
Procon notifica BRK após reclamações
Moradores de várias regiões de Palmas estão reclamando da qualidade da água que chega às suas casas. Os principais relatos descrevem um forte cheiro de cloro e esgoto, além de uma aparência suja.
A situação tem gerado incômodo e medo na população, que usa a água para cozinhar, beber e tomar banho.
Os moradores relatam que a água apresenta um cheiro forte de cloro e esgoto, além de um aspecto turvo e sujo.
A corretora de imóveis, Estela Maris Leal, relatou que o problema começou há 15 dias na quadra 309 sul.
Senti um cheiro muito forte, como se tivesse alguma coisa podre saindo da torneira da cozinha. Imediatamente parei de utilizar para cozinhar. Também comecei a sentir o odor forte durante o banho.
Inicialmente, Estela acreditou que o problema poderia ser em sua caixa d’água por conta de algum animal morto.
A princípio, achei que pudesse ser algo na caixa d’água. Contratei um profissional para efetuar a limpeza. Foi constatado que não havia nenhum tipo de animal morto que pudesse causar o mau cheiro. Era só terra, sujeira normal que surge com o tempo.
A desconfiança em relação a qualidade da água levou a Estela Maris Leal a comprar água mineral tanto para beber quanto para cozinhar.
Espero que seja sanado o mais rápido possível. Conversei com vários moradores da quadra que também estão sentindo o mau cheiro e alguns tiveram indisposicoes.
BRK explica problemas no fornecimento de água
Essa situação tem causado preocupação e desconforto, principalmente para aqueles que dependem da água para atividades diárias essenciais.
Antes de ser notificada pelo Procon, a BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento, informou que o problema se deve ao período de estiagem prolongado.
Confira a nota da BRK na íntegra:
A BRK informa que recebeu a notificação para esclarecimentos ao Procon e que irá prestar os esclarecimentos necessários ao órgão dentro do prazo estabelecido.
Com relação ao fato, a empresa informa que, devido à estiagem prolongada, o volume de água do Ribeirão Taquarussu Grande, manancial de onde a empresa capta água para tratamento, reduziu drasticamente.
Com isso, juntamente com a água bruta bombeada para o tratamento, veio uma quantidade de vegetação. Tal fato pode ocasionar alterações na água distribuída, porém não afeta os critérios de potabilidade, não causando prejuízos à saúde pública.
A empresa imediatamente alterou o processo de tratamento da estação, adaptando-o às condições da água captada.
A concessionária reforça que a água tratada que está saindo da estação já está com o odor normalizado.