Ícone do site Portal Norte

Veja cuidados para evitar acidentes elétricos

acidentes elétricos-capa

Homem de 26 anos morreu após encostar em trailer de lanche e sofrer descarga elétrica em Palmas - Foto: Divulgação/ Bombeiros.

Mais de 700 mortes por acidentes elétricos foram registradas no Brasil em 2023. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel). Em Palmas, o último caso registrado foi de um homem de 26 anos que morreu após sofrer uma descarga elétrica em um trailer de lanches.

O caso foi registrado pela Polícia Militar na última sexta-feira (27), na região norte da capital. De acordo com o relato da testemunha, funcionária do estabelecimento, para a PM, a vítima encostou na parte metálica do trailer e acabou sofrendo a descarga elétrica.

Acidentes como este podem acontecer tanto em casa, quanto em estabelecimentos comerciais. Por isso, é importante que as pessoas tomem as medidas de segurança necessárias.

Em entrevista ao Portal Norte, a coordenadora de saúde e segurança do trabalho da Energisa Tocantins, Luciana Santos, falou quais cuidados os estabelecimentos comerciais devem ter, com relação a instalação elétrica.

“A instalação precisa comportar a carga. Logo, se for incluir algum equipamento novo deve ser avaliado o balanceamento de fases, averiguar se a fiação está adequada com o equipamento a ser ligado, investir em sistema de proteção como dispositivo DR. Ter sistema de combate a incêndio e pessoas treinadas para qualquer emergência”, orientou Luciana Santos.

Vítima de Palmas encostou na parte metálica do trailer e acabou sofrendo a descarga elétrica

A coordenadora destacou também que, em casa, o cuidado deve ser o mesmo, que é garantir que a rede interna esteja adequada a carga. O morador deve verificar o balanceamento de fases, checar se a fiação está adequada com o equipamento que vai ser ligado, além de investir em sistema de proteção como dispositivo DR e ter sistema de combate a incêndio.

Ainda sobre os cuidados com a casa, Luciana alerta. “Evitar gambiarras e uso excessivo de T. Não trocar a chave do chuveiro com ele ligado. Durante a faxina, não jogar água nas tomadas, aterrar equipamentos como geladeira e lavadora de roupas”, pontuou

O que fazer em caso de acidentes elétricos?

Caso você presencie um acidente com descarga elétrica, a recomendação da coordenadora de saúde e segurança do trabalho é que a energia seja desligada imediatamente. Isso pode ser feito no padrão de entrada, preferencialmente.

“Se for retirar uma pessoa presa a instalação usar uma madeira seca, lençóis isolantes ou um cobertor de algodão”, completou Luciana.

Luciana orientou ainda que, em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192), sejam acionados.

Sair da versão mobile