Desde o início da semana, moradores de Palmas reclamam da qualidade da água, alegando mau cheiro, além de denúncias sobre estar inadequada para o consumo. Com isso, a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV – Palmas), instaurou procedimento para Verificação Preliminar de Informações (VPI).
O objetivo é apurar possíveis denúncias de contaminação na rede de abastecimento de água da Capital.
“Em face das recentes e preocupantes notícias veiculadas em portais de notícias, relatando queixas reiteradas dos moradores de Palmas sobre a qualidade da água fornecida pela concessionária, instauramos de ofício esse procedimento, requisitando esclarecimentos por parte da empresa, diante da gravidade dos fatos narrados que dizem respeito ao forte odor, cor turva e gosto impróprio para o consumo”, destaca o delegado Ricardo Real, titular da DAV – Palmas.
Por meio do procedimento, serão feitas diligências para qualificação e intimar os responsáveis pela BRK Ambiental, para que prestem informações com relação as denúncias e esclarecimentos técnicos quanto ao mau cheiro apontado pelos moradores da capital.
Agora, dentro do prazo de três dias, a concessionária deve encaminhar um relatório circunstanciado das medidas adotadas para apurar as irregularidades e o mau cheiro relatado por moradores de diversas regiões de Palmas.
Além disso, a BRK deverá encaminhar laudos técnicos de análise da qualidade da água, referente a 15 dias. Isso para que seja aferido o grau de conformidade com os parâmetros exigidos pelas normas vigentes.
O delegado responsável, Ricardo Rela, solicitou ainda requerimento para a Secretaria Municipal de Saúde, sobre possíveis casos de internações por suposta contaminação, após o consumo da água. A Vigilância Sanitária Municipal também foi acionada, para que fiscalize e apure uma possível contaminação.
Uma perícia oficial foi solicitada para o Instituto de Criminalística, para que seja feita uma avaliação da qualidade da água e verificação de possíveis substâncias contaminadas.
O que diz a BRK
Em nota enviada ao Portal Norte, a BRK Ambiental informou que recebeu a notificação da Polícia Civil, além de reforçar que a vegetação não afetou os critério de potabilidade da água. Informou ainda que o odor foi solucionado ainda na última terça-feira (01). Veja nota na íntegra:
“A BRK informa que recebeu a notificação sobre o procedimento da Polícia Civil. Informa que está atendendo todas as solicitações de esclarecimentos tanto dos órgãos de controle e fiscalização quanto da sociedade. A empresa ressalta que a vegetação na captação não afetou os critérios de potabilidade. O odor na água proveniente da vegetação foi solucionado ainda na terça-feira, 1º, e a empresa segue monitorando a ocorrência seguindo rigorosas análises da água distribuída para a população”.