Ícone do site Portal Norte

Eleições: 50 municípios terão segundo turno, diz TSE

O período de votação se encerra às 17h deste domingo (6) - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O período de votação se encerrou às 17h deste domingo (6) - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou um balanço sobre o primeiro turno das eleições municipais deste domingo (6).

Segundo o TSE, 15 capitais terão segundo turno para a disputa do cargo de prefeito, enquanto em outras 11 capitais, a eleição foi resolvida já no primeiro turno.

Ao todo, 50 municípios com mais de 200 mil eleitores terão segundo turno, embora essa etapa pudesse ocorrer em até 103 municípios, conforme as regras eleitorais.

Durante a coletiva de imprensa realizada na noite de domingo, Cármen Lúcia ressaltou a agilidade do processo eleitoral e a confiabilidade do sistema de apuração.

“O Brasil já vai dormir sabendo, em todos os estados e municípios, os eleitos”, declarou a ministra, destacando que a maior parte das urnas foi apurada rapidamente, garantindo a transparência dos resultados.

A abstenção nesta eleição foi de 21,71%, um dado que, segundo a ministra, requer atenção das autoridades para estimular a participação do eleitorado.

O TSE destacou também a eficiência na apuração dos votos. O primeiro resultado foi registrado em São Cristóvão do Sul (SC) às 17h, logo após o fechamento das urnas.

A Paraíba foi o primeiro estado a concluir a contagem, às 19h10. Em todo o país às 21h, 97% das urnas estavam apuradas.

Combate à compra de votos e apreensão de dinheiro

Outro ponto levantado durante a coletiva foi o combate à compra de votos. Segundo dados da Polícia Federal, cerca de R$ 21 milhões em dinheiro foram apreendidos durante a campanha eleitoral, levantando suspeitas de práticas ilícitas, como a compra de votos.

Cármen Lúcia reforçou a necessidade de aprimorar os mecanismos de controle e fiscalização durante o processo eleitoral.

*Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile