O debate sobre a possível reintrodução do horário de verão no Brasil ganhou força nos últimos meses, especialmente diante da grave estiagem que atinge o país.

O governo federal, preocupado com o alto consumo de energia elétrica e a necessidade de garantir o fornecimento, está considerando essa medida, que foi extinta em 2019.

O contexto da discussão

A seca atual é considerada a mais intensa da história recente, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). Com as reservas hídricas em níveis alarmantes, o governo começou a buscar alternativas para evitar crises de energia.

Uma das estratégias em discussão é a reintrodução do horário de verão, que teve sua implementação revogada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que alegou que a medida não gerava mais a economia de energia prevista.

Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que uma reunião técnica será realizada nesta próxima terça-feira (15), para deliberar sobre o futuro do horário de verão no Brasil.

Ele garantiu que, nesta reunião, o governo irá “acabar com essa dúvida dos brasileiros”, prometendo trazer uma definição clara sobre o assunto.