Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre subiu significativamente, mais de 1 metro, em Rio Branco, atingindo 2,70 metros na manhã desta segunda-feira (14), segundo medição realizada pela Defesa Civil Municipal. Isso marca o fim de um período de 122 dias em que o rio permaneceu abaixo dos 2 metros.
No domingo (13), o rio registrava 1,59 metro, o que indica uma elevação de 1,11 metro em apenas um dia. Esse aumento foi impulsionado pelas chuvas, que somaram 20,60 milímetros no mesmo período.
No acumulado de outubro, a capital acreana já recebeu 136 mm de chuva, o que representa 79,5% da média estimada de 171 mm para o mês.
Embora o nível do rio tenha subido na capital e em áreas próximas, outras regiões do estado ainda enfrentam baixos níveis nos rios e igarapés, necessitando de mais chuvas, conforme destacou o coordenador da Defesa Civil.
Com a medição desta segunda-feira, o Rio Acre apresentou um aumento total de 1,27 metro no mês de outubro. A última vez que o nível do rio havia ultrapassado a marca de 2 metros foi em 13 de junho, quando chegou a 2,06 metros.
Seca histórica
Durante esse período de seca, o rio registrou a menor marca já medida: 1,23 metro, em 21 de junho. A Defesa Civil Estadual informou que esta foi a primeira vez desde o início do monitoramento, em 1971, que o Rio Acre permaneceu por tanto tempo com o nível abaixo de 2 metros.
No dia 13 de junho, o rio estava com 2,06 metros. No dia seguinte, o nível caiu para 1,99 metro e, desde então, o rio continuou a baixar, mantendo-se abaixo dos 2 metros até agora, com algumas variações ao longo do período.
Com informações do portal g1.