O grafiteiro tocantinense, Sandro Rios, vai para a Angola em novembro. A viagem até o país africano é para participar do Festival Internacional de Arte Urbana, Malarte. O evento acontecerá entre os dias 11 e 25 de novembro, em Luanda.
O Sandro é um dos artistas brasileiros convidados para participar do festival e em entrevista ao Portal Norte, falou sobre a importância da sua participação no evento.
“Levar o nome do grafite para esses eventos não só do grafite, mas do Tocantins, é gratificante e acho muito importante as pessoas reconhecerem nosso estado. E mostrar nossa cultura que é tão bela e que precisa mais e mais ser reconhecida”, declarou.
Sandro Rios é natural de Tocantínia, mas mora em Palmas há cerca de 15 anos. A sua história com a arte começou ainda na infância, na cidade em que os pais moram, Tocantinópolis.
Mas a arte como profissão, veio um pouco mais tarde e de acordo com o grafiteiro, por necessidade.
“Me tornei artista devido a necessidade do dia a dia, porém já fazia arte desde pequeno. Hoje, sou grafiteiro há mais de 20 anos”, comentou Sandro Rios.
Nas redes sociais, Sandro costuma compartilhar seus trabalhos com os seguidores. Ele gosta de destacar na sua arte o cotidiano dos povos indígenas, quilombolas e a periferia. Elementos que são a cara do Tocantins.
Os trabalhos costumam ser realizados, principalmente, em eventos da capital. Sandro pinta, por meio do grafite, a cenografia de festas tradicionais como Natal, Arraiá da Capital e Paixão de Cristo.
Estabelecimentos comerciais, tais como bares, lanchonetes e lojas, também contam com a arte do grafiteiro tocantinense. E não só em Palmas, no Tocantins, mas também em outros estados como o Maranhão, Pará e Mato Grosso.
O artista contou ainda que o Malarte é um festival que reúne grandes nomes da arte urbana de vários países. O grafiteiro tocantinense, Sandro Rios, deve sair do Tocantins no próximo dia 17 de novembro, rumo a capital da Angola.