As inscrições para o Exame de Acesso ao Ensino Superior (Exato), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estarão abertas a partir do dia 22 de outubro. Realizado pela primeira vez neste ano, o exame será feito para o ingresso nos cursos de graduação da instituição a partir de 2025.
O prazo para se inscrever segue até o dia 13 de novembro. As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro em Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema e Porto Nacional.
O edital do Exato foi publicado no dia último dia nove de outubro e ele é diferente dos vestibulares. Pois se trata de um exame de habilitação. Parecido com o Enem, os candidatos poderão utilizar a nota do Exato, para diferentes processos seletivos da UFT.
O estudante poderá se candidatar tanto para as vagas regulares, ofertadas nos vestibulares, quanto para as vagas remanescentes. Além das vagas de mobilidade acadêmica, que são oferecidas em processos seletivos complementares.
Também por meio do Exato, os estudantes poderão ingressar como alunos especiais em disciplinas específicas. Isso será uma oportunidade para que jovens do ensino médio experimentem os cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins. Assim, o aluno poderá conhecer o curto de interesse, antes mesmo de ingressar de forma efetiva na UFT.
Outra diferença do Exato para os vestibulares convencionais, é que com uma única nota, o candidato poderá concorrer em diferentes processos seletivos e a diversas vagas ofertadas.
Vagas a partir de 2025 na Universidade Federal do Tocantins
Os estudantes interessados em ingressar na UFT, poderão utilizar a nota do Exato a partir de 2025. Com isso, além da nota do Enem para se candidatar às vagas do SISU, por meio do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, os candidatos poderão concorrer as vagas dos outros processos seletivos da Universidade Federal do Tocantins.
De acordo com a UFT, o Exato deverá substituir o vestibular gradativamente.