O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que será candidato nas eleições à Presidência da República em 2026 nesta terça-feira (22). Contudo, Bolsonaro está inelegível em decorrência de duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao participar de evento em apoio a Ricardo Nunes (MDB) pelo segundo turno em São Paulo, o ex-capitão foi questionado pela imprensa se ele ou Tarcísio de Freitas (Republicanos) representaria a direita nas eleições de 2026.

Jair Bolsonaro respondeu: “O nome é Messias”. “Quem é o substituto de Lula na política? Não tem. De Bolsonaro? Tem um montão por aí. Eu colaborei a formar lideranças, estou muito feliz com isso.”, afirmou o ex-presidente.

Tarcísio confirmou com o nome do seu apoiador: “O candidato a presidente [nas eleições de 2026] é Bolsonaro”.

Em junho de 2023, Bolsonaro foi setenciado pelo TSE a oito anos longe das eleições presidenciais, pois ele cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma agenda de julho de 2022, quando ele reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral do Brasil.

A Corte também condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, em outubro do ano passado, por abuso de poder político e econômico do 7 de setembro de 2022.

*Com informações da CartaCapital.